No último dia 5 de
Março de 2013 mais um grande líder latino americano se foi, depois de lutar
durante um período contra o câncer Hugo Chavez veio á falecer. Uma figura das mais polemicas, estava longe de ser um líder perfeito, teve
muitos erros e acertos. No seu caso a
segunda opção é bem mais clara, as melhorias sociais na Venezuela; o acesso a educação, redução da pobreza e
distribuição de renda foram observados até mesmo pelo Índice de desenvolvimento
humano.
Resgatou o seu povo,
trouxe interesse ao debate político
novamente e o sentimento de que a Venezuela é de todos. Antes do seu mandato, o poder estava relegado as elites locais, que
eram simples fantoches da política internacional e se esbaldavam de toda a
riqueza natural, sendo mais claro o petróleo,
uma peça importantíssima no jogo imperialista norte-americano ao longo
dos tempos.
Além de ser
importantíssimo na área da comunicação, regulamentou concessões irregulares de
grupos de comunições privados que atuavam de maneira no mínimo anti- éticas. A
história é escrita ao longo dos tempos e
é mais do que importante termos líderes
como Chavez na America -Latina, terra colonialista desde sempre tão explorada.
Para se exercer a democrácia plena, primeiro é preciso ter todas as minorias e o
povo ao seu lado. Dessa maneira chegará o dia que será possível exercer; a Justiça, a igualdade e o direito
de todos. Como uma pessoa de esquerda
visionária e lúdica, eu acredito que a igualdade esta no direito das minorias e ela só pode ser exercida com a democracia, apoiados no socialismo e na liberdade. Não
distorcer a realidade e abusar do poder, como costumeiramente faz a mídia burguesa, esse pode ser o
primeiro passo.
Fica então minha
homenagem a essa grande figura, R.I.P
Chavez 1954-2013.

