sábado, 9 de março de 2013

Chavez nas veias da América Latina



   No último dia 5 de Março de 2013 mais um grande líder latino americano se foi, depois de lutar durante um período contra o câncer Hugo Chavez veio á falecer. Uma figura das mais polemicas, estava longe de ser um líder perfeito,  teve muitos  erros e acertos. No seu caso a segunda opção é bem mais clara, as melhorias sociais na Venezuela;  o acesso a educação, redução da pobreza e distribuição de renda foram observados até mesmo pelo Índice de desenvolvimento humano.
  Resgatou o seu povo, trouxe  interesse ao debate político novamente e o sentimento de que a Venezuela é de todos. Antes do seu mandato,  o poder estava relegado as elites locais, que eram simples fantoches da política internacional e se esbaldavam de toda a riqueza natural, sendo mais claro o petróleo,  uma peça importantíssima no jogo imperialista norte-americano ao longo dos tempos. 
   Além de ser importantíssimo na área da comunicação, regulamentou concessões irregulares de grupos de comunições privados que atuavam de maneira no mínimo anti- éticas. A história é escrita ao longo dos tempos  e é  mais do que importante termos líderes como Chavez na America -Latina, terra colonialista desde sempre tão explorada.
   Para se exercer a democrácia plena,  primeiro é preciso ter todas as minorias e o povo ao seu lado. Dessa  maneira  chegará o dia que será possível  exercer; a Justiça, a igualdade e o direito de todos.  Como uma pessoa de esquerda visionária e lúdica, eu acredito que a igualdade esta no direito das minorias  e ela só pode ser exercida com a  democracia,  apoiados no socialismo e na liberdade. Não distorcer a realidade e abusar do poder, como costumeiramente faz a mídia burguesa, esse pode ser o primeiro passo.
 Fica então minha homenagem a essa grande figura,  R.I.P Chavez  1954-2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário